Série - Dicas para a compra de câmeras digitais - 2º Post

Dando seguimento à série - Dicas para a compra de câmeras digitais. Estaremos falando hoje sobre o flash, armazenamento, vídeo e som e por último bateria. Confira a primeira postagem.
.
.
.
3 - Flash

O bom uso do flash permite tirar boas fotos em ambientes de pouca iluminação
O flash é importantíssimo nas câmeras para que as imagens geradas em ambiente com deficiência de luz tenham boa qualidade. Na verdade, em alguns casos, é recomendável usar o flash até mesmo em ambientes que estão com iluminação satisfatória.

Prefira os modelos que permitem fazer pré-ajustes no flash. Por exemplo, há câmeras que otimizam a intensidade do flash para evitar o efeito de "olhos vermelhos" nas imagens. Outras permitem que a luz emitida "dure" mais, característica útil em fotos seqüenciais.

Para uso noturno, é interessante ter um modelo que permita a conexão de um flash externo.

4 - Armazenamento

A grande maioria das câmeras fotográficas digitais faz uso de memória Flash para armazenar as imagens. Para isso, existem vários formatos de cartões de memória.

É importante ficar atento: a compatibilidade de cartões varia conforme o fabricante e o modelo da câmera. Por exemplo, a Sony usa o tipo MemoryStick em seus aparelhos.

Embora os cartões de memória estejam ficando mais baratos com o passar do tempo, prefira câmeras que também possuam memória interna, mesmo que de pouca capacidade. Isso evita que a câmera fique inutilizável no caso da perda do cartão.

5 - Vídeo e som valem a pena?

A maioria das câmeras digitais permite a criação de vídeos curtos, embora de qualidade inferior ao de uma filmadora. Esse recurso é muito interessante para quando você está presenciando um acontecimento que ficaria melhor registrado se filmado. O site YouTube é um exemplo claro disso.

Por isso, prefira câmeras que possuam o recurso de gravação de vídeo, mas tome cuidado com um detalhe: não é raro encontrar modelos que fazem filmes, porém sem áudio. Prefira as câmeras que permitem áudio no filme, pois isso, em alguns casos, indica também que o aparelho pode ser usado como gravador de voz.

6 - Bateria

A maioria das câmeras digitais utiliza pilhas AA ou AAA como fonte de energia. Dê preferência aos modelos que usam o primeiro tipo (AA), pois estas pilhas armazenam mais energia e geralmente são usadas em pares (enquanto que as pilhas AAA costumam ser usadas em dois pares), ficando mais em conta. Para evitar gastos com isso, adquira um carregador e pilhas recarregáveis, mas tome os seguintes cuidados:

- Use pilhas originais e iguais, para evitar danos à sua câmera;- Não deixe as pilhas e sua câmera expostas ao calor, para evitar vazamento;- Ao deixar a câmera fora de uso por mais de uma semana, tire as pilhas e as armazene em um local seguro, protegido do calor;- Se uma pilha apresenta sinais de vazamento ou avaria, não a utilize em sua câmera.
.
.
.
________________________________________________
Na próxima postagem estaremos dando proseguimento a série com o 2º Post

Artigo Completo em:
infowester
Escrito por Emerson Alecrim - Publicado em 12/10/2006 - Atualizado em 12/10/2006

Seja o primeiro a comentar

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO  

BlogBlogs.Com.Br