Série - Dicas para a compra de câmeras digitais - 3º post

7 - Exposição

As câmeras digitais são capazes de oferecer configurações automáticas, assim o usuário não encontra dificuldades em tirar fotos. No entanto, há casos em que é necessário gerar fotografias mais incrementadas, por exemplo, quando alguém posa em frente a uma avenida e quer que os carros apareçam com manchas que dão a sensação de movimento.

Para esses casos, é preferível o uso de câmeras que permitam ajustes manuais nos parâmetros de exposição, em especial, na velocidade do obturador (em poucas palavras, o mecanismo que permite a captura da luz para a geração da imagem).

O controle da exposição permite controlar a sensação de movimento.

8 - LCD

Outra grande vantagem das câmeras digitais é a possibilidade de usar uma tela LCD para tirar e visualizar as fotos, portanto, é um item imprescindível.

Para o uso mais confortável, prefira os modelos que tenham tela LCD de, pelo menos, 1,8". Além disso, certifique-se de que a câmera tem a opção de desligar essa tela, recurso útil para quando a bateria estiver fraca.

É uma boa idéia testar esse recurso no ato da compra, quando possível, para ver se a nitidez é satisfatória e para checar se a visualização não é facilmente prejudicada em ambientes com iluminação mais baixa.

9 - Tempo entre os disparos

Se você estiver fotografando em um ambiente com muitas ações, pode perder uma foto interessante se tiver que esperar a câmera estar pronta para um novo disparo. Por isso, observe nos modelos de seu interesse, qual o intervalo que a câmera oferece entre uma foto e outra. Quanto menor esse tempo, melhor.

Uma dica interessante é verificar se a câmera possui um "timer", que permite que a foto seja tirada alguns segundos depois do botão de disparo ter sido acionado. Assim, você pode, por exemplo, deixar a câmera em uma mesa, acioná-la e correr para junto de seus amigos (daí a necessidade da câmera "esperar" alguns segundos). Com isso, a câmera tira a foto de todos juntos, sozinha.
________________________________________________
Na próxima postagem estaremos dando proseguimento a série com o 2º Post
Artigo Completo em: infowester
Escrito por Emerson Alecrim - Publicado em 12/10/2006 - Atualizado em 12/10/2006

Seja o primeiro a comentar

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO  

BlogBlogs.Com.Br